SOBRE O LIVRO  |   COAUTORES  |  ÍNDICE PATROCINADORES E APOIADORES DO LIVRO

COAUTORES

Assunta Napolitano Camilo

Diretora do livro e da coleção Better Packaging. Better World.

Engenheira Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), especialista em Administração Industrial pela FCAV/USP e em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Business School. Possui cursos na área de embalagens no Brasil e no exterior, além de estágios na Alemanha e nos Estados Unidos.

Atua há mais de 30 anos no mercado de embalagens, com experiência nas áreas de desenvolvimento, planejamento estratégico e gestão das empresas como Cyklop, Dixie Toga, Tetra Pak e Ripasa. Articulista e palestrante internacional dos temas: embalagens, tendências e inovações em sustentabilidade. Participa das principais feiras e eventos nacionais e internacionais relacionados a embalagens, como Interpack, K, Emballage, Chinaplas, Canton Fair, ISM, Envase, Tokyo Pack, SIAL, Ambalaj, Tecnoalimentaria, Anuga, Drupa, Pack Expo, Envase, Andina etc.

Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais, incluindo o de Profissional do Ano 2011 e Melhor Embalagem do Ano em 2013 pela revista Embanews. Atualmente, é diretora do Instituto de Embalagens e da Consultoria FuturePack e da coleção Better Packaging Better

Simone Ruiz

Coordenadora.

Bacharel em Química Industrial pelas Faculdades Oswaldo Cruz, com Pósgraduação em Projetos sustentáveis, mudanças climáticas e gestão corporativa de carbono pela UFPR e formação pedagógica em Química. Atuou por 24 anos na indústria, nas áreas de Pesquisa e desenvolvimento de Embalagens, Qualidade e Gestão de projetos de Inovação. Trabalhou nas empresas: Nestlé, Mondelēz e Antilhas Embalagens. Realizou cursos relacionados a embalagens nos EUA e Europa. Liderou projetos de marcas líderes de mercado no Brasil, Argentina e México. Coordenou projetos de desenvolvimento de embalagens flexíveis, rígidas, cartão, papel, papelão, lata, adesivos, entre outros. Coautora de livros da coleção Embalagem Melhor. Mundo Melhor e Better Packaging. Bewtter World. Consultora de projetos no Instituto de Embalagens e FuturePack.

Antonio Andrade de Paula

Conselho Técnico

Formado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e com cursos de Especialização em Embalagens nos Estados Unidos e Alemanha, vem atuando no mercado de embalagens desde 1976, em empresas de diversos setores, como: Convertedores (Toga; Itap; Overprint); Filmes e Resinas Especiais (AlliedSignal); Máquinas (FEVA) e Consultor Técnico na área de Embalagens Flexíveis. Atualmente, é sócio proprietário da Digital Brain Consultoria e Treinamento Ltda. Professor e coautor dos vários livros do Instituto de Embalagens, onde coordena o Núcleo de Embalagens Flexíveis e Processos.

Claudio Marcondes

Conselho Técnico

Engenheiro de Materiais formado pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Pós-graduado em Administração Financeira, Administração de Marketing e Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica. Há 25 anos no mercado de plásticos com desenvolvimento de produtos, mercados e novas aplicações. Nos últimos anos, tem desenvolvido o mercado de Nanotecnologia, e representa empresas como Nanox, Lumitech e Contech. Atualmente, atua como consultor na área de polímeros e Nanotecnologia. Professor e coautor dos vários livros do Instituto de Embalagens, onde coordena o Núcleo de Materiais.

COAUTORES CONVIDADOS

Antonio Bugatti Júnior
Tecnólogo em Mecânica de Precisão, formado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP), com pós-graduação em Engenharia de Produção pela Faculdade São Judas Tadeu. Atualmente, na Multivac Brasil, desenvolve soluções automáticas de embalagem e máquinas para os variados tipos de produtos. Coordenador da Engenharia de Aplicação de Produtos na Multivac.

Arnaldo Neves Oquendo
Formado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos, com especialização em polímeros. Possui 25 anos de experiência na área de pesquisa e desenvolvimento de embalagens flexíveis, é especialista em resinas para coextrusão e em coextrusoras de última geração, inclusive modificando e incorporando tecnologia. Conhece também os diversos tipos de equipamentos de envase. Atuou em transformadores tais como: Unipac Embalagens, Clopay, Viscofan e atualmente trabalho na ExxonMobil.

Elcio de Sousa
Técnico em Artes Gráficas, Licenciado e Bacharel em Química pela Universidade de Guarulhos, Pós-Graduado em Gestão da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especializado em Produção Gráfica pelo Training Centre for Graphic Arts em Chemnitz – Alemanha, Mestrando em Engenharia Mecânica – materiais e processos de fabricação na Unicamp. Diretor da Escola SENAI Barueri e da Faculdade SENAI Theobaldo De Nigris – Mooca, professor e consultor em diversas empresas nas áreas de embalagem e artes gráficas; professor no curso de Pós-graduação em Engenharia de Embalagens do Instituto Mauá de Tecnologia. Atuou em empresas como Editora Abril, Van Leer Embalagens Industriais e membro do comitê internacional de normas da ISO para o segmento gráfico.

Eric Fresnel
Graduado da escola de negócios e administração de empresas em universidade americana com especialização em marketing industrial. Trabalha na Sleever International desde 1980, onde ocupou várias posições. Atualmente. Presidente do Grupo Sleever International.

Fernando Ferreira
Graduado em tecnologia ambiental pelo Instituto de Tecnologia SENAI “Mário Amato”e em engenharia química pela Faculdade São Bernardo. Pós-graduado em gestão de negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e especialista em engenharia ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui experiência de 23 anos em indústria química nas áreas de qualidade e regulatório, pesquisa e desenvolvimento e processo de inovação, principalmente em resinas nitrocelulose e poliuretânicas, para impressão em sistemas líquidos para embalagens flexíveis para revestimento nos segmentos de esmalte de unha, couro, repintura automotiva e madeira.

Glaucia Boner
Profissional de embalagens há mais de 30 anos, é designer formada em Comunicação Visual pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP e Pós graduada em Ciências do Consumo Aplicada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM com curso na School of Packaging – Fundamentals of Packaging da Michigan State University. Ministra cursos, workshops e palestras de Design de Embalagem e visita feiras e eventos internacionais do setor, como Interpak (Alemanha), Metpack Expo (Alemanha), Fispal e Brasilpack.

Trabalhou em agências de design referencias no Brasil, desenvolvendo projetos de embalagem para Nestlé, Tintas Coral, Cervejaria Schincariol, Grupo Pão de Açúcar, Cervejaria Antarctica, Sucos Del Valle, Kimberly Clarke-Kenko, Polenghi, entre outros. Vencedora do prêmio de Melhor Embalagem na categoria de embalagens para Pequena e Medias Empresas do Prêmio ABRE. É sócia-diretora da Ideia Viva Inteligência Estratégica e Comunicação desenvolvendo marcas, embalagens e comunicação.

Guilherme Presa Arcuri
Engenheiro Mecânico formado pela Escola de Engenharia Mauá (EEM). É sócio-proprietário das empresas Simbios-Pack & Arki Packaging, distribuidores exclusivos dos principais fabricantes mundiais de equipamentos e sistemas de embalagem, e membro do conselho administrativo das empresas Igaratiba, Moltec e Tiba.

Henrique Presa Arcuri
Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. É sócio-proprietário das empresas Simbios-Pack & Arki Packaging e membro do conselho administrativo das empresas Igaratiba, Moltec e Tiba, referências no mercado de embalagens e utilidades domésticas.

Marcos Roberto Bontempo
Graduado em engenharia química pela Faculdade de São Bernardo e pós-graduado em engenharia de segurança do trabalho e gestão de negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Atualmente é gerente de produção da Cia. Nitro Química.

Magda Cercan
Tecnóloga Mecânica em Processos de Produção e Projetos de Máquinas pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e Engenharia Metalúrgica pela Universidade Mackenzie. Atuou na implantação de projetos logísticos e desenvolvimento de embalagens de transporte mais de 25 anos em multinacionais como IBM, Continental Produtos Automotivos e Robert Bosch. Grande experiência em planejamento e mapeamento de processos logísticos com redução de lead time e custos. Recebeu vários prêmios com projetos de embalagens e soluções de transporte e armazenagem. Professora, coautora dos livros e coordenadora do núcleo de Embalagens de Transportes do Instituto de Embalagens e Gerente da Futurepack.

Margaret Hayasaki
Formada em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho (UNESP-Bauru) e pós-graduada em comunicação empresarial pela Fundação Cásper Líbero. Atua há 15 anos no jornalismo especializado em embalagem. Passou pela redação da revista Embanews e hoje é editora-chefe da revista Pack e assessora de comunicação do Instituto de Embalagens.

Murillo Csonka Longo
Graduado em engenharia elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e MBA em gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui dez anos de experiência no mercado de marcação e codificação, iniciados na área de engenharia. Passou pela área de vendas e marketing, tomando conhecimento do mercado de todas as Américas. Já atuou na liderança de lançamento de novos produtos, análise de posicionamento de mercado e foi responsável pela comunicação ao mercado, organização de eventos e suporte a vendas. Atualmente, trabalha como especialista de marketing na Markem-Imaje Brasil.

Paulo Roberto Villas
Formado em engenharia mecânica pela UFRJ e com MBA em Business Management pela FGV, trabalhando desde 1985 com embalagens. Atuando em convertedores (Logoplaste e Poligran) com foco em sopro e injeção gerenciou e construiu plantas, desenvolveu embalagens e patente de processamento. Posteriormente atuando na Coca-Cola Brasil nas posições de gerente e diretor de embalagens liderou projetos de inovação e otimização de embalagens. Desde 2015 é diretor de operações técnicas da Coca-Cola Brasil com ênfase no supply e governança das fabricas e distribuição. Ministra treinamentos de sopro há mais de 20 anos.

Rodrigo Affonso
Engenheiro eletricista pela Faculdade Politécnica de Jundiaí e pós-graduado em ciência e tecnologia de alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua na Poli Instrumentos há 20 anos, onde já passou pelas áreas de assistência técnica, projetos e comercial. Atualmente, ocupa a posição de diretor técnico.

Rodrigo Vanni
Graduado em Engenharia de Produção em 2006, está na indústria do plástico desde 1991, trabalhou nas empresas Moltec, Qualipac (Pochet) e Logoplaste. Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Projetos e Engenharia Industrial na Logoplaste do Brasil.

Silvio Rotta
Engenheiro elétrico, com pós-graduação em administração industrial e Gestão Comercial nos Estados Unidos. Assumiu o comando da área de vendas da Krones no Brasil, em 2007, depois de deixar a gerência comercial da Alcoa. Atualmente é diretor da Krones.

O Instituto de Embalagens leva aos profissionais da indústria informações atualizadas conforme sua crença: Embalagem melhor, Mundo Melhor!

Junte-se ao Instituto de Embalagens e receba nossas newsletters