SOBRE O LIVRO  |   COAUTORES  |  ÍNDICE PATROCINADORES E APOIADORES DO LIVRO

COAUTORES

Assunta Napolitano Camilo

Diretora do livro e da coleção Better Packaging. Better World.

Engenheira Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), especialista em Administração Industrial pela FCAV/USP e em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Business School. Possui cursos na área de embalagens no Brasil e no exterior, além de estágios na Alemanha e nos Estados Unidos.

Atua há mais de 30 anos no mercado de embalagens, com experiência nas áreas de desenvolvimento, planejamento estratégico e gestão das empresas como Cyklop, Dixie Toga, Tetra Pak e Ripasa. Articulista e palestrante internacional dos temas: embalagens, tendências e inovações em sustentabilidade. Participa das principais feiras e eventos nacionais e internacionais relacionados a embalagens, como Interpack, K, Emballage, Chinaplas, Canton Fair, ISM, Envase, Tokyo Pack, SIAL, Ambalaj, Tecnoalimentaria, Anuga, Drupa, Pack Expo, Envase, Andina etc.

Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais, incluindo o de Profissional do Ano 2011 e Melhor Embalagem do Ano em 2013 pela revista Embanews. Atualmente, é diretora do Instituto de Embalagens e da Consultoria FuturePack e da coleção Better Packaging Better

Magda Cercan

Coordenadora.

Tecnóloga Mecânica em Processos de Produção e Projetos de Máquinas pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e Engenharia Metalúrgica pela Universidade Mackenzie. Atuou na implantação de projetos logísticos e desenvolvimento de embalagens de transporte mais de 25 anos em multinacionais como IBM, Continental Produtos Automotivos e Robert Bosch. Grande experiência em planejamento e mapeamento de processos logísticos com redução de lead time e custos. Recebeu vários prêmios com projetos de embalagens e soluções de transporte e armazenagem. Professora, coautora dos livros e coordenadora do núcleo de Embalagens de Transportes do Instituto de Embalagens e Gerente da Futurepack.

Simone Ruiz

Organizadora

Bacharel em Química Industrial pelas Faculdades Oswaldo Cruz, com Pós-graduação em Projetos sustentáveis, mudanças climáticas e gestão corporativa de carbono pela UFPR e formação pedagógica em Química. Atuou por 24 anos na indústria, nas áreas de Pesquisa e desenvolvimento de Embalagens, Qualidade e Gestão de projetos de Inovação. Trabalhou nas empresas: Nestlé, Mondelēz e Antilhas Embalagens. Realizou cursos relacionados a embalagens nos EUA e Europa.

Liderou projetos de marcas líderes de mercado no Brasil (Sul / SE / NE), Argentina e México. Coordenou projetos de desenvolvimento de embalagens flexíveis, rígidas, papel, papelão ondulado, papel cartão, lata, adesivos, entre outros. Consultora de projetos na FuturePack e Instituto de Embalagens.

 

Margaret Hayasaki

Jornalista Responsável

Formada em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho (UNESP-Bauru) e pós-graduada em comunicação empresarial pela Fundação Cásper Líbero. Atua há 15 anos no jornalismo especializado em embalagem. Passou pela redação da revista Embanews e hoje é editora-chefe da revista Pack e assessora de comunicação do Instituto de Embalagens.

Edenilson Santos

Projeto Gráfico e Editoração

Atualmente é Designer no Instituto de Embalagens, bacharelado em Design Digital na UNIFIEO (Centro Universitário FIEO) e pós-graduado em Gestão de Projeto em Embalagens no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

 

COAUTORES MEMBROS DA EQUIPE DO INSTITUTO DE EMBALAGENS

Antonio Andrade de Paula
Formado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e com cursos de Especialização em Embalagens nos Estados Unidos e Alemanha, vem atuando no mercado de embalagens desde 1976, em empresas de diversos setores, como: Convertedores (Toga; Itap; Overprint); Filmes e Resinas Especiais (AlliedSignal); Máquinas (FEVA) e Consultor Técnico na área de Embalagens Flexíveis. Atualmente, é sócio proprietário da Digital Brain Consultoria e Treinamento Ltda. Professor e coautor dos vários livros do Instituto de Embalagens, onde coordena o Núcleo de Embalagens Flexíveis e Processos.

Carolina Teixeira
Designer formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), especialista em embalagem.
Professora de Design de Embalagem pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
Ministrou aulas de Design Estratégico e palestras em instituições de todo o Brasil. Em 2010 deu aulas de Design no Instituto San Inácio Loyola, em Lima/Peru. Com mais de 10 anos de atuação no mercado de embalagens, hoje dirige sua agência, a Coral Design, atuando nas áreas de planejamento, desenvolvimento e gestão de marcas e embalagens com projetos desenvolvidos no Brasil, EUA, Peru e Colômbia. Professora e coautora dos livros do Instituto de Embalagens.

Claudio Marcondes
Engenheiro de Materiais formado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-graduado em Administração Financeira, Administração de Marketing e Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica.
Há 25 anos no mercado de plásticos com desenvolvimento de produtos, mercados e novas aplicações. Nos últimos anos, tem desenvolvido o mercado de Nanotecnologia, e representa empresas como Nanox, Lumitech e Contech. Atualmente, atua como consultor na área de polímeros e Nanotecnologia e estudante de Mestrado de Engenharia de Materiais. Professor e coautor dos vários livros do Instituto de Embalagens, onde coordena o Núcleo de Materiais.

 

COAUTORES CONVIDADOS

Carolina Nucci Nishiyamamoto
Líder de Comunicação do Grupo Industrial na 3M do Brasil, formada em Engenharia Química pela Unicamp e com Master em Marketing pela ESPM e FIU (Florida International University). Possui experiências em Jornalismo, Gestão de Projetos, Vendas e Marketing. Em seus 5 anos em marketing, atuou como Gerente de Produtos e atuou em mercados B2C e B2B nos segmentos de construção, farmácias, industrial, automotivo, elétricos, entre outros.

Elcio de Sousa
Técnico em Artes Gráficas, Licenciado e Bacharel em Química pela Universidade de Guarulhos, Pós-Graduado em Gestão da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especializado em Produção Gráfica pelo Training Centre for Graphic Arts em Chemnitz – Alemanha, Mestrando em Engenharia Mecânica – materiais e processos de fabricação na Unicamp. Diretor da Escola SENAI Barueri e da Faculdade SENAI Theobaldo De Nigris – Mooca, professor e consultor em diversas empresas nas áreas de embalagem e artes gráficas; professor no curso de Pós-graduação em Engenharia de Embalagens do Instituto Mauá de Tecnologia. Atuou em empresas como Editora Abril, Van Leer Embalagens Industriais e membro do comitê internacional de normas da ISO para o segmento gráfico.

Fernando Sandri
Graduado em Engenharia Química pela EM-Universidade de Maringá. Pós-graduado em MBA Marketing pela FGV, MBA em Gestão Estratégica pela UFPR. Mais de 20 anos de experiência nas áreas de projetos, produção de pasta mecânica, fabricação de papelcartão, qualidade e desenvolvimento de novos produtos. Atualmente, é diretor industrial e gestor do FSC da IBEMA Cia. Brasileira de Papel.

Graciela Del Carmen V. Ortiz
Gerente de Produto para Soluções para Embalagens na 3M do Brasil, formada em Propaganda e Marketing com MBA em Gestão de Marketing. Atua há quase 20 anos no mercado divididos entre B2C e B2B nos segmentos de alimentos & bebidas, cosmético, higiene, limpeza, óleo & gás, papeleiro, entre outros.

Juliana Millano
Graduada em Ciências Sociais e Jurídicas pela PUC-Campinas. Pós-graduada em Marketing Organizacional e em Gestão Estratégica de Empresas pela UNICAMP. Executive MBA pela BSP/Boston College. Iniciou sua carreira na empresa Avery Dennison no segmento de Adesivos, onde foi responsável pela coordenação das atividades de Comunicação para a América Latina, e, atualmente, baseada nos Estados Unidos, é gerente de Marketing Américas, na empresa Markem-Imaje, no ramo de Codificação e Impressão Industrial.

Rogério Costa de Mira
Graduado em Engenharia Elétrica, mais de 15 anos de experiência profissional em automação (codificação industrial), atuando nas áreas técnica e comercial. Desenvolveu e implementou diversos projetos técnicos relacionados a tecnologias de codificação e softwares, provendo soluções e melhorias para várias indústrias.

Na área comercial, tem liderado pré-vendas e vendas de contas globais. Possui sólido background em todas as tecnologias de codificação e transferência de conhecimentos, conduzindo apresentações e treinamentos. Atualmente, é Diretor Tecnológico de Serviços da América Latina, na Markem-Imaje.

 

O Instituto de Embalagens leva aos profissionais da indústria informações atualizadas conforme sua crença: Embalagem melhor, Mundo Melhor!

Junte-se ao Instituto de Embalagens e receba nossas newsletters