لعبة الرهان الرياضي ربح المال من الالعاب موقع ويليام هيل كازينو888 لعبة بلاك جاك اون لاين
SOBRE O LIVRO  |   COAUTORES  |  ÍNDICE PATROCINADORES E APOIADORES DO LIVRO

COAUTORES

Assunta Napolitano Camilo

Diretora do livro e da coleção Better Packaging. Better World.

Engenheira mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Especialista em administração industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini(FCAV/USP) e em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e pela Business School. Possui cursos na área de embalagens no Brasil e no exterior, além de estágios na Alemanha e nos Estados Unidos. 

Atua há mais de 40 anos no mercado de embalagens, com experiência nas áreas de desenvolvimento, planejamento estratégico e gestão de empresas como Cyklop, Dixie Toga, Tetra Pak e Ripasa. Articulista e palestrante internacional dos seguintes temas: embalagens, tendências, inovações e sustentabilidade. Participa das principais feiras e eventos nacionais e internacionais relacionados a embalagens: Interpack, K, Emballage, Chinaplas, Canton Fair, ISM, Envase, Tokyo Pack, SIAL, Ambalaj, Tecnoalimentaria, Anuga, Drupa, Pack Expo, Envase, Andina, Drinktec etc.

Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais, incluindo o de Profissional do Ano 2011 e Melhor Embalagem do Ano em 2013 pela revista Embanews. Atualmente, é diretora do Instituto de Embalagens e da Consultoria FuturePack.

Simone Ruiz

Coordenadora

Bacharel em química industrial pelas Faculdades Oswaldo Cruz, com pósgraduação em projetos sustentáveis, mudanças climáticas e gestão corporativa de carbono pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e MBA em Planejamento e Gestão Estratégica pela Uninter. Atuou por 24 anos na indústria, nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de embalagens, qualidade e gestão de projetos de inovação. Trabalhou nas empresas Nestlé, Mondelēz e Antilhas Embalagens. Realizou cursos relacionados a embalagens nos Estados Unidos e na Europa. Liderou projetos de marcas líderes de mercado no Brasil, na Argentina e no México. Coordenou projetos de desenvolvimento de diversos tipos de embalagens. Há mais de cinco anos no Instituto de Embalagens e Consultoria FuturePack, tem atuado como coordenadora de cursos e workshops, coautora e coordenadora de livros da coleção Embalagem Melhor. Mundo Melhor. Coautora de livros da coleção Embalagem Melhor. Mundo Melhor. Atualmente é consultora sênior do Instituto de Embalagens e da Consultoria FuturePack.

Margaret Hayasaki

Jornalista

Formada em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho (UNESP-Bauru) e pós-graduada em comunicação empresarial pela Fundação Cásper Líbero. Atua há mais de 25 anos no jornalismo especializado em embalagem. Passou pela redação da revista Embanews e hoje é editora-chefe da revista Pack e assessora de comunicação do Instituto de Embalagens.

Edenilson Santos

Projeto Gráfico e Fotografia

Possui especialização em digital design pelo Centro Universitário FIEO (UNIFEO) e pós-graduação em Embalagens: Gerenciamento de Projetos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Pós-graduado em marketing, gestão estratégica e geração de valor na Fundação Instituto de Administração (FIA). Atualmente, é analista de marketing e comunicação do Instituto de Embalagens.

COAUTORES MEMBROS DO INSTITUTO DE EMBALAGENS

Claudio Marcondes
Engenheiro de materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Pós-graduado em administração financeira pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), administração de marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), gestão estratégica da inovação tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em embalagem pela Universidade de Michigan. Atua há mais de 30 anos no mercado de plásticos com desenvolvimento de produtos, mercados e novas aplicações. Nos últimos anos, tem desenvolvido o mercado de nanotecnologia. Atualmente é mestrando em engenharia de materiais pela Unicamp e consultor em nanotecnologia, professor e coautor de vários livros do Instituto de Embalagens e coordenador do Núcleo de Materiais.

Olinda Mirnada
Engenheira química pela Faculdade de Engenharia Industrial, com pós-graduação em marketing e comunicação, MBA – Alcan Inc e diversos cursos de especialização nas áreas técnica, liderança orporativa, gestão de pessoas, fi nanceira e comércio exterior. Possui experiência de 35 anos no segmento de embalagens flexíveis, atuando nas áreas de Desenvolvimento de Produtos, Qualidade, Assistência Técnica, Comercial, Marketing, Industrial e de Suprimentos. Trabalhou nas empresas: Toga/Alcan/Bemis (atual Amcor), Inapel, Empax, CBS Elos. Prestou consultoria para as empresas Embalagens Diadema, Cepalgo, Jaraguá, Finepack. Atualmente é consultora nas áreas Técnica, Comercial e de Gestão e professora do Instituto de Embalagens.

COAUTORES CONVIDADOS

Adriano Godoi
Formado em designer gráfico pelo Senai Theobaldo de Nigris. Possui cursos de aperfeiçoamento em vendas e neolinguística. Especialista em pré-impressão, artes gráficas e embalagens flexíveis. Atua no mercado flexográfico desde 1995, além de ser consultor técnico nesse segmento.

André Garcia Fagundes Badaró 
Formado em Engenharia Química pela UNICAMP, com MBA Internacional em Estratégica de Negócios e Inovação pela Vanderbilt University, USA. Também é graduado em Finanças e Marketing pela FIA e Fundação Dom Cabral. Possui 12 anos de experiência na indústria petroquímica, com passagens pelas áreas Financeira, Marketing e Comercial e agora lidera a área de Inovação e Desenvolvimento de Novos Mercados para Embalagens de Papel na Klabin, dentro do Negócio de Embalagens.

Célia Freitas
Formada em física pela PUC-SP, com pós-graduação em Administração de Marketing pela FAAP. Atua há mais de 30 anos no grupo Terphane. Iniciou sua carreira na Rhodia Têxtil no Centro de Tecnologia de Polímeros. Participou ativamente do desenvolvimento de embalagens flexíveis no Brasil como, por exemplo, embalagem stand-up pouch para molhos de tomate e produtos de limpeza. Atualmente é gerente de desenvolvimento de mercado na Terphane e atua no mercado brasileiro e exportação.

Elcio de Souza
Técnico em artes gráficas, licenciado e bacharel em química pela Universidade de Guarulhos e pós-graduado em gestão da produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui especialização em produção gráfica pelo Training Centre for Graphic Arts, em Chemnitz, na Alemanha, e mestrado em engenharia mecânica – materiais e processos de fabricação na Unicamp. Atuou em empresas como Editora Abril, Van Leer Embalagens Industriais e como membro do Comitê Internacional de Normas da ISO para o segmento gráfico. Atualmente, é diretor da Escola SENAI Barueri e da Faculdade SENAI Theobaldo De Nigris – Mooca, professor e consultor em diversas empresas nas áreas de embalagem e artes gráficas; professor do curso de pós-graduação em engenharia de embalagens do Instituto Mauá de Tecnologia.

Felipe Toledo
É formado em administração de empresas, com pós-graduação em Gestão de Negócios e Gestão Financeira pela FGV-RJ e OHIO University. Possui especialização em Gestão de Empresas Familiares pelo IESE-Barcelona. Membro do Conselho da ABRE – Associação Brasileira de Embalagens e do Dscoop Americas. Atualmente é diretor-executivo da Camargo Embalagens.

Fernando Ferreira
Graduado em tecnologia ambiental pelo Instituto de Tecnologia SENAI “Mário Amato”e em engenharia química pela Faculdade São Bernardo. Pós-graduado em gestão de negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e especialista em engenharia ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui experiência de 23 anos em indústria química nas áreas de qualidade e regulatório, pesquisa e desenvolvimento e processo de inovação, principalmente em resinas nitrocelulose e poliuretânicas, para impressão em sistemas líquidos para embalagens flexíveis para os segmentos de esmalte de unha, couro, repintura automotiva e madeira.

Glaucia Boner de Oliveira
Formada em comunicação visual pela Fundação Armando Álvares Penteado e pós-graduada em Ciências do Consumo Aplicada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (2006/2007). Profissional de design gráfico, embalagens e comunicação visual com mais de 30 anos de atuação e participação na criação e desenvolvimento de marcas e embalagens para empresas conceituadas do país. Desenvolve projetos de embalagens, editoriais, campanhas e ações de marketing e comunicação, promoção e incentivo.

Participa de fóruns, feiras internacionais e congressos de embalagem e ministrou cursos de design pela Associação Brasileira de Embalagens. Sócia diretora da Ideia Viva Inteligência Estratégica e Comunicação e professora nos cursos do Instituto de Embalagens.

Guilherme David Benetti
Formado em engenharia de materiais, especializado em metalurgia pela UFSCar desde 2010. Atua na indústria do alumínio há 12 anos, onde já trabalhou nas áreas de processos de fabricação de alumínio primário, fundição, tratamentos térmicos, extrusão de perfis de alumínio e, desde o ano de 2015, trabalha na área de processo de laminação de chapas e folhas de alumínio. Atualmente é engenheiro de processo na CBA.

Leandro Vieira
Engenheiro especialista em sistema de ensacamento, graduado em engenharia mecânica pela UNIMEP-Universidade Metodista de Piracicaba, em 2016. Possui 14 anos de experiência no mercado de ensacamento. Participa de projetos de desenvolvimento de novas tecnologias em conjunto com Haver & Boecker Alemanha, bem como de processos de nacionalização de equipamentos para atender às necessidades do mercado local.

Engenheiro especialista responsável por determinar quais tecnologias serão utilizadas nos projetos e analisar custo-benefício de cada projeto junto ao cliente; coordenador de equipe de engenharia de layout; Head na implantação de integração de projetos em 3D utilizando o pacote Autodesk entre matriz na Alemanha e Brasil; Head para projeto global de pesquisa e desenvolvimento envolvendo as empresas do grupo na Alemanha, China, Índia, EUA e Brasil.

Levi Vieira de Sousa
Licenciatura plena em química pela Universidade Camilo Castelo Branco, com pós-graduação Lato Sensu em química pela Faculdade Oswaldo Cruz e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade de São Caetano do Sul. Atualmente é coordenador da equipe de suporte técnico aos clientes globais da Nitro, na divisão Especialidades Químicas.

Lucas de Lima Accorsi
Formado em engenharia química pela UFRGS. Trabalha na indústria de alumínio há 9 anos, tendo passado pelas áreas de pintura eletrostática e anodização de perfis de alumínio, revestimento de folhas de alumínio para aplicação em embalagens flexíveis, produção na área de corte e embalagem de folhas de alumínio e no processo de laminação e corte de folhas de alumínio. Atualmente é coordenador de processos na CBA.

Mariana Vendiciano Vasconcelos Moura
Formada em engenharia de produção, com pós-graduação em Qualidade e Produtividade. Tem 14 anos de experiência na área de qualidade no setor industrial, dos quais 12 são na indústria metalúrgica de alumínio. Atualmente é engenheira de produção na CBA.

Matheus Henrique Seabra Rosa 
Engenheiro químico graduado pela USP com especialização em processamento de plásticos e borrachas pela UFRJ e pós-graduação em liderança e inovação pela FGV. Possui oito anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de filmes shrink e stretch. Atualmente ocupa o cargo de gerente de P&D da Valgroup no segmento de filmes industriais.

Ralph Pereira Vieira
Bacharel em Propaganda e Marketing pela UNIP e técnico em mecânica de precisão pelo Senai Suiço-Brasileiro. Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas técnica e comercial do ramo de equipamentos para embalagem, desenvolvimento comercial e soluções de embalagens customizadas na indústria alimentícia, química, cosmética e de bens de consumo. Trabalhou nas empresas Mahle, Newell Rubbermaid, Andorinha e Masipack. Há 8 anos na Multivac, atualmente é gerente comercial.

O Instituto de Embalagens leva aos profissionais da indústria informações atualizadas conforme sua crença: Embalagem melhor, Mundo Melhor!

Junte-se ao Instituto de Embalagens e receba nossas newsletters