SOBRE O LIVRO  |   COAUTORES  |  ÍNDICE PATROCINADORES E APOIADORES DO LIVRO   |  ONDE COMPRAR 

COAUTORES

Assunta Napolitano Camilo

Diretora do livro e da coleção Better Packaging. Better World.

Engenheira Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), especialista em Administração Industrial pela FCAV/USP e em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Business School. Possui cursos na área de embalagens no Brasil e no exterior, além de estágios na Alemanha e nos Estados Unidos.

Atua há mais de 30 anos no mercado de embalagens, com experiência nas áreas de desenvolvimento, planejamento estratégico e gestão das empresas como Cyklop, Dixie Toga, Tetra Pak e Ripasa. Articulista e palestrante internacional dos temas: embalagens, tendências e inovações em sustentabilidade. Participa das principais feiras e eventos nacionais e internacionais relacionados a embalagens, como Interpack, K, Emballage, Chinaplas, Canton Fair, ISM, Envase, Tokyo Pack, SIAL, Ambalaj, Tecnoalimentaria, Anuga, Drupa, Pack Expo, Envase, Andina etc.

Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais, incluindo o de Profissional do Ano 2011 e Melhor Embalagem do Ano em 2013 pela revista Embanews. Atualmente, é diretora do Instituto de Embalagens e da Consultoria FuturePack e da coleção Better Packaging Better

Simone Ruiz

Coordenadora e Organizadora

Bacharel em Química Industrial pelas Faculdades Oswaldo Cruz, com Pós-graduação em Projetos sustentáveis, mudanças climáticas e gestão corporativa de carbono pela UFPR e formação pedagógica em Química. Atuou por 24 anos na indústria, nas áreas de Pesquisa e desenvolvimento de Embalagens, Qualidade e Gestão de projetos de Inovação. Trabalhou nas empresas: Nestlé, Mondelēz e Antilhas Embalagens. Realizou cursos relacionados a embalagens nos EUA e Europa.

Liderou projetos de marcas líderes de mercado no Brasil (Sul / SE / NE), Argentina e México. Coordenou projetos de desenvolvimento de embalagens flexíveis, rígidas, papel, papelão ondulado, papel cartão, lata, adesivos, entre outros. Consultora de projetos na FuturePack e Instituto de Embalagens.

Margaret Hayasaki

Jornalista

Formada em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho (UNESP-Bauru) e pós-graduada em comunicação empresarial pela Fundação Cásper Líbero. Atua há mais de 25 anos no jornalismo especializado em embalagem. Passou pela redação da revista Embanews e hoje é editora-chefe da revista Pack e assessora de comunicação do Instituto de Embalagens.

Edenilson Santos

Projeto Gráfico & Fotografia

Possui especialização em digital design no Centro Universitário FIEO (UNIFEO) e pós-graduação em Embalagens: Gerenciamento de Projetos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Pós-graduando em marketing, gestão estratégica e geração de valor na Fundação Instituto de Administração (FIA).
Atualmente, é analista de marketing e comunicação do Instituto de Embalagens.

COAUTORES MEMBROS DA EQUIPE DO INSTITUTO DE EMBALAGENS

Antonio Andrade de Paula
Formado em engenharia química pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). Possui cursos de especialização em embalagens nos Estados Unidos e na Alemanha. Atua no mercado de embalagens desde 1976 em empresas de diversos setores, como convertedores (Toga; Itap; Overprint); filmes e resinas especiais (AlliedSignal); máquinas (FEVA) e como consultor técnico na área de embalagens flexíveis. Atualmente, é professor e coautor dos vários livros da coleção Embalagem Melhor. Mundo Melhor, e coordenador do Núcleo de Embalagens Flexíveis e Processos.

Claudio Marcondes
Engenheiro de materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Pós-graduado em administração financeira pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), administração de marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), gestão estratégica da inovação tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e em embalagem pela Universidade de Michigan. Atua há mais de 28 anos no mercado de plásticos com desenvolvimento de produtos, mercados e novas aplicações.
Nos últimos anos, tem desenvolvido o mercado de nanotecnologia. Atualmente é mestrando em engenharia de materiais pela Unicamp e consultor em nanotecnologia, professor e coautor de vários livros do Instituto de Embalagens e coordenador do Núcleo de Materiais.

COAUTORES CONVIDADOS

André Bueno de Marco
Engenheiro químico com pós-graduação em marketing e MBA executivo internacional. Possui carreira executiva desenvolvida nas áreas de marketing, exportação, inovação e estratégia. Atualmente é responsável pela área de desenvolvimento de novos produtos e marketing na diretoria de papéis da Klabin.

Christian Kroes
Técnico em artes gráficas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-SP) e pósgraduado como especialista em celulose e papel pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós-graduado em administração de produção. Trabalha no setor de celulose e papel há cerca de 22 anos e atuou por 18 anos na indústria gráfica. Atualmente é gerente de produto e assistência técnica na Papirus S/A – indústria de papel.

Elcio de Sousa
Técnico em artes gráficas, licenciado e bacharel em química pela Universidade de Guarulhos (UNG) e pósgraduado em gestão da produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui especialização em produção gráfica pelo Training Centre for Graphic Arts, em Chemnitz, na Alemanha, e mestrado em Engenharia mecânica – Materiais e processos de fabricação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou em empresas como Editora Abril, Van Leer Embalagens Industriais e como membro do Comitê Internacional de Normas da ISO para o segmento gráfico. Atualmente, é diretor da Escola SENAI Barueri e da Faculdade SENAI
Theobaldo De Nigris – Mooca, professor do curso de pós-graduação em engenharia de embalagens do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e do Instituto de Embalagens.

Fernando Sandri
Engenheiro químico com 29 anos de experiência no setor de papel/papelcartão. Atuou em diversos setores do processo, desde engenharia, processo produtivo e manutenção, até produtos, mercado, exportação e marketing. Coautor dos livros: Embalagens: Design, Materiais, Processos e Máquinas e Embalagens de Papelcartão, Papel e Micro-ondulado. Sócio do Instituto de Marketing Industrial (IMI), da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) e da Technical Association of the Pulp and Paper Industry (TAPPI).

Georgia de Almeida Tavares
Engenheira com 24 anos de experiência em empresas como Suzano, Ahlstrom Munksjö, MD Papéis, Ripasa e Columbian Chemicals. Atualmente é pesquisadora sênior na Suzano.

Glaucia Boner de Oliveira
Formada em comunicação visual pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e pós-graduada em ciências do consumo aplicada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Profissional de design gráfico, de embalagens e comunicação visual com mais de 30 anos de atuação, com participação na criação e desenvolvimento de marcas e embalagens para empresas das mais conceituadas do país. Desenvolve projetos editoriais, campanhas e ações de marketing e comunicação, promoção e incentivo. Participa de fóruns, feiras internacionais e congressos de embalagem e ministrou cursos de design pela Associação Brasileira de Embalagens, pela ESPM e pelo Instituto de Embalagens. É sócia-diretora da Ideia Viva Inteligência Estratégica e Comunicação

Karine Nascimento Tozeli
Profissional graduada em engenharia química com sólida vivência no mercado de papel, celulose e embalagens. Atualmente trabalha na Klabin.

Oscar Milton Volpini Junior
Engenheiro químico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuou como papeleiro de produção na Klabin-PR e pesquisador em inovação da plataforma global da BASF em químicos para papel e celulose. Atualmente é gerente de vendas em paper coatings da BASF.

Rafael Mendes
Técnico mecânico com formação superior em Tecnologia de Processos Gerenciais. Atua há 23 anos no segmento de embalagens na Bobst. Atualmente trabalha na área comercial como suporte técnico comercial para o Brasil e países da América do Sul.

O Instituto de Embalagens leva aos profissionais da indústria informações atualizadas conforme sua crença: Embalagem melhor, Mundo Melhor!

Junte-se ao Instituto de Embalagens e receba nossas newsletters